sábado, 20 de novembro de 2010

Cinco passos para se sair bem na conversa com os filhos sobre sexo


Pais precisam manter aberto canal de diálogo com filhos

Pode não ser fácil para a família tocar nesse assunto com as crianças, mas é necessário conversar, informar os filhos e protegê-los melhor
Pais precisam manter aberto canal de diálogo com filhos

Se a criança faz uma pergunta sobre sexo, não é hora de engasgar, fingir que não ouviu ou brigar com ela. “Quando nâo damos informações claras sobre sexo, jogamos crianças despreparadas em um mundo cheio de riscos”, diz a educadora sexual americana Logan Levkoff, autora do livro “Como Falar de Sexo com seus Filhos” (Ed. Gente). A educação sexual, diz a especialista, deve se iniciar assim que a criança nasce. “Se você ainda não começou a falar de sexo com os seus filhos, a TV começou”, afirma. Veja cinco dicas para se sair bem nessa tarefa:

1. Mantenha a calma

É normal ficar ansiosa ou nervosa: todas as mães sentem isso. Em vez de tentar escapar da pergunta, tente colocar na própria cabeçaa o quanto é importante para seu filho ter uma resposta.

2. Responda apenas o que foi perguntado

Não se sinta obrigada a dar muitos detalhes. Primeiro, entenda exatamente o que a criança quer saber. Depois, descubra o que ele já sabe sobre o assunto.

3. A hora certa

Às vezes, a criança faz uma pergunta em um local ou em um momento inadequado. Não é preciso responder na hora. Mas garanta a ele que vai responder depois.

4. Seja paciente

As crianças fazem muitas perguntas e podem querer saber a mesma coisa várias vezes. Não fique frustrada ou brava: dê a resposta sempre que for necessário. Quando um pergunta se repete, é sinal de que a criança está confusa sobre o assunto.

5. Não faça suposições

Não importa se seus filhos são pequenos ou crescidos: eles farão perguntas sobre sexo. Isso não significa que estão fazendo alguma coisa, ou que tenham interesse em fazer. Se você já tirar suas conclusões e começar a fazer sermão, eles não irão mais procurar você para obter informações ou conselhos.

*Com informações da ANA MARIA

.
.
.


Respost do site ABRIL (post copiado integralmente)

http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/cinco-passos-sair-bem-conversa-filhos-sexo-413849.shtml

.
.
.

Nenhum comentário: