segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O que está por trás dos logotipos dos bancos famosos

Na área do design, nada é feito aleatoriamente, tudo é funcional e tem um propósito, principalmente quando se trata de identidade visual e logotipo. Cada forma, vetor e cor tem por trás um significado que a marca quer expressar aos seus clientes.
Pensando no significado dos logotipos, foram selecionados algumas identidades de bancos bem conhecidos no Brasil, para uma observação mais detalhada do que tem por trás de um símbolo.

Banco Real


O símbolo do Banco Real é um escudo e simboliza dinamismo e poder, comunicando a dimensão e potencial de crescimento. O escudo também evoca uma imagem de experiência e profissionalismo, é conhecido internacionalmente e suas linhas retas dão um ar tradicional. As cor verde sugere valores imutáveis e estabilidade e a cor amarela aponta um otimismo para o futuro.

Banco do Brasil


O logotipo é formado por duas letras "b" entrelaçadas, sendo que uma está de ponta cabeça. A forma não só indica as iniciais do Banco do Brasil, como também lembra a forma de um cifrão ($).

Banco HSBC


A  idéia  para  a  criação  do hexágono, ao lado do nome HSBC,  surgiu  a  partir  da tradicional bandeira da The Hongkong and Shanghai Banking Corporation: um retângulo  branco  dividido  diagonalmente  para representar  a  forma  de  uma ampulheta  vermelha. Assim  como  as  bandeiras  de  várias outras  companhias de Hong Kong no século XIX, seu design baseou-se na cruz de Santo André.

Banco Itaú


Itaú, em tupi-guarani, significa pedra escura. Por esta razão, o fundo do logo do Itaú é um quadrado com pontas arredondados azul escuro, remetendo à "pedra escura".

Banco Bradesco


A curva à esquerda do símbolo do Bradesco é uma alusão à projeção celeste sobre o Brasil, a esfera central da Bandeira. A curva à direita sugere a faixa que corta a Bandeira Brasileira, onde se posiciona o lema "Ordem e Progresso".

A interseção das duas curvas é uma referência à conexão, ao atendimento e relacionamento com os nossos Clientes. Os dois traços na base, um maior outro menor, sugerem o tronco, representando o compromisso de apoio aos Clientes, seja qual for o seu porte. Sugerem ainda uma paisagem urbana e um gráfico de barras ascendentes, refletindo o permanente otimismo do Bradesco sobre o futuro da economia brasileira.

Todos os traços juntos simbolizam inovação e tecnologia de ponta, características que diferenciam os Serviços Bradesco.

Unibanco


Os três elos que formam o logotipo do Unibanco se remetem à sustentabilidade, que é formada pelos três pilares interdependentes do Unibanco: Econômico, social e ambiental.


Post copiado do link: http://www.designatento.com/design-grafico/identidade-visual/o-que-esta-por-tras-dos-logotipos-dos-bancos-famosos.html


.
.
.

Nenhum comentário: